Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

OTOKO REPÓRTER Nº15 – HIV/AIDS


Boa noite. Estamos começando a décima quinta edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. Este mês falaremos HIV e AIDS. Então, pergunto a você: 
Recentemente, no chat do B de Bara, o chefinho detectou uma série de comentários incoerentes acerca do HIV e da AIDS. Como este Ojii-san que vos escreve está aqui para informa-los resolvi responder as principais perguntas sobre o tema.


Alguém achou que era assim que surgiam as pautas da Otoko Repórter?

Qual a diferença entre HIV e AIDS? 

O HIV é o vírus que causa a doença conhecida como AIDS.
A sigla HIV significa Human Immunodeficiency Virus ou Virus da Imunodeficiência Humana, enquanto AIDS quer dizer Acquired Immunodeficiency Syndrome ou síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Logo a diferença já está no próprio nome.




Como o HIV age no organismo até causar a AIDS?

-  Logo após a transmissão o HIV, para se manter vivo no organismo, ataca as células do sistema imunológico, chamadas de T-CD4+.


Encare os humanos como os T-CD4+ e os tentáculos como o HIV

2-  Para se fixar e entrar nas células, o HIV adere à superfície celular, utilizando duas proteínas da célula, a CD4 e a CCR5.
3-  Através de uma enzima que o HIV se fixa à célula T-CD4+ infectando-a e transformando-a em “incubadora”, misturando o RNA do vírus com o DNA da célula para se reproduzir.
4-  O novo vírus se separa da célula T-CD4+ e rouba uma parte de sua membrana, com todas as estruturas necessárias para se juntar a outra T-CD4+ e reiniciar o processo. Isso significa que o HIV passou a gerar cópias de si mesmo.



5-  Com seu funcionamento gravemente afetado, as T CD4+ vão se tornando menos eficientes e perdendo sua habilidade de combater outras doenças.
Coitadinho T_T

6-  Quando o número de células T CD4+ diminui para abaixo de 200 células por milímetro cúbico de sangue, o organismo se torna vulnerável a infecções oportunistas. Além disso, o paciente sofre com perda de peso, diarreia e problemas neurológicos. Neste estado é considerado que o paciente está com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).


O que é janela imunológica?

O corpo leva de 30 a 60 dias para produzir uma quantidade de anticorpos suficiente para que o HIV possa ser detectado. Este período é conhecido como janela imunológica e durante esta fase o vírus já pode ser transmitido a outras pessoas. Se um teste para detectar o HIV for feito neste período ele dará um resultado chamado de falso negativo, pois o vírus não será detectado.

Como funcionam os medicamentos contra o HIV?

O HIV é combatido por um coquetel de medicamentos que agem em várias fases da infecção. Uma pessoa soropositiva deve tomar estes medicamentos a vida toda, além de necessitar de acompanhamento médico constante para alterar alguns deles pois o vírus sofre constante mutações para “enganar” o sistema imunológico.



INIBIDORES DE FUSÃO - é uma  classe de medicamentos que impede que o HIV se fixe à superfície da célula, dificultando a sua entrada.
INIBIDORES DE CCR5 – essa classe, conhecida como inibidor de entrada, bloqueia as proteínas CCR5, utilizadas pelo HIV para entrar na célula.
INIBIDORES DE TRANSCRIPTASE REVERSA – Impedem a ação da transcriptase reversa, uma proteína do HIV que transforma o RNA do vírus em uma molécula de DNA capaz de se integrar ao DNA da célula.
INIBIDORES DE PROTEASE – Evitam que o HIV produza a protease, proteína do vírus essencial para sua reprodução.
Além destes há outros medicamentos voltados para o combate das infecções oportunistas. Infecções as quais somos normalmente imunes.

Qual o tempo de sobrevida de um soropositivo?

Até o começo da década de 1990, a AIDS era uma sentença de morte. Mas com o surgimento do coquetel anti-HIV os soropositivos passaram a ter uma expectativa de vida maior e melhor. O coquetel mantém a carga viral baixa, o que diminui os danos causados pelo HIV, logo afastando a pessoa da AIDS.



O tempo de vida, hoje, é indefinido, variando de individuo para individuo e a resposta de cada um aos medicamentos e às infecções oportunistas. Pessoas que usam o coquetel desde meados dos anos 1990 ainda estão vivas e gozam de boa saúde.

A AIDS tem cura?

Não. Pelo menos por enquanto. Várias pesquisas buscam pela cura da AIDS, porém é muito cedo para se afirmar que haja um método 100% eficaz e seguro. Mesmo havendo um paciente que se curou da AIDS, Timothy Ray Brown, ainda é cedo para se cantar vitória.
As pesquisas na área médica devem ser feitas sempre com cautela, muitos testes, e variadas formas de contestação. Um erro pode dar origem a epidemias ou males piores.



E ao contrário do que dizem as teorias da conspiração os grandes laboratórios têm muito interesse em combater esta doença. O vídeo do canal do Pirula que postei abaixo (que não fala exatamente sobre o assunto) possui um ótimo comentário sobre como a Industria farmacêutica age.

Assista a partir de 6:04, para entender


Como acontece a contaminação? 
E como ela não acontece?

Ocorre:
- Pelo contato sexual com pessoas contaminadas (independente de ser uma relação heterossexual ou homossexual)
- Tatuagens e piercings realizados com materiais contaminados;
- Transfusão de sangue contaminado (existe o risco, mas pelos procedimento criteriosos é muito improvável)
- Por seringas compartilhadas.
- Da mãe para o feto durante a gravidez. Porém, com um acompanhamento adequando durante o pré-natal e os devidos cuidados no parto pode-se evitar a transmissão.




NÃO ocorre:
-através do beijo
-através do abraço, aperto de mão, tapa na bunda, etc...
-Quando se compartilham talheres, sabonetes, toalhas, roupa de cama, equipamentos da academia, roupas e sapatos.
-Em sanitários públicos
-Em piscinas ou praias
- Pelo ar.
-Por picadas de insetos
– Sexo oral passivo (no sexo oral ativo há risco pelo contato da boca com as secreções vaginais e do pênis)
– Masturbação ativa ou passiva (a não ser que o dedo do parceiro(a) apresente uma ferida aberta)
– saliva, suor, lágrima, vômitos, fezes e secreções nasais NÃO possuem carga viral suficiente para contaminar alguém com HIV.


Quais são os grupos de risco?

O HIV infecta heterossexuais, homossexuais, homens, mulheres, de todas as etnias e religiões, pessoas em diferentes idades e classes sociais. Ainda por cima é uma doença silenciosa, logo, é impossível dizer que um individuo é soropositivo ou não apenas olhando. Portanto, me arrisco a dizer que o grupo de risco são as pessoas incautas.   


Como se prevenir?

A primeira forma e a mais segura são os preservativos. O ideal é sempre andar com um pacote de camisinha. Existem preservativos para todos os gostos e tamanhos e de todos os preços, inclusive gratuitos, que podem ser pegos discretamente em qualquer posto de saúde e até em algumas repartições públicas.

Colocar a camisinha de forma correta previne que ela estoure. Também é recomendado que use sempre lubrificante a base de água para não danifica-la.

Porém, há outra forma de se prevenir do HIV em caso de acidentes, a Profilaxia Pós-Exposição ou PEP.
A PEP usa medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids (Zidovudina e Lamivudina) para evitar a infecção em pessoas que tiveram uma relação sexual de risco ou foram sexualmente violentadas.
Os medicamentos devem ser tomados de 2 até 72h após incidente e o tratamento tem uma duração de quatro semanas com acompanhamento médico constante.
Para você que só pensa em putaria...

Porém a PEP não previne outras DST além de não ser indicada para todos e nem pode ser usada  a qualquer momento. Ela também não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas.

“Um amigo de um amigo meu foi contaminado depois que o ex dele, que era soropositivo, colocou sangue no ketchup... 0_ô”

Isso é MITO! Não passa de uma creeppasta de mal gosto assim como a da agulha no telefone público, a do acento de cinema e a do sangue no copo de cerveja. O HIV sobrevive muito pouco tempo no ambiente, além disso ele morre quando exposto ao sabão ou outros produtos químicos.




Estou com HIV, e agora?

Pessoas identificadas como portadoras do HIV tem reações diversas, tanto em relação a si mesmo como ao seu papel na sociedade. Logo, além do acompanhamento médico também há o acompanhamento de psicólogos e agentes sociais, pois inicialmente está pessoa poderá achar que está sozinha no mundo.



A melhor forma de lidar com este problema é entende-lo, saber que mesmo com o tratamento alguns aspectos da vida não serão mais os mesmos. Entendendo, o próximo passo é buscar apoio dos amigos, familiares e pessoas amadas e faze-los entender a situação sobre seus diversos aspectos.
Mas o passo mais importante é se agarrar à vida e ter esperança. O HIV não é mais uma sentença de morte, há muito que se pode fazer para ter uma qualidade de vida razoável e cada dia a ciência está avançando na descoberta de uma cura.

Como vencer os preconceitos?

Os soropositivos são vítimas de muitos preconceitos em nossa sociedade, alguns velados e outros não. Muitos passam a ser tratados de forma diferente em seus trabalhos e grupos sociais e também acabam se martirizando por isso, buscando um culpado, uma justificativa ou até uma fuga.


O preconceito são amarras que nos impedem de ver a situação tal como ela é

Porém, vale sempre lembrar que mesmo com HIV um soropositivo goza de todos os direitos civis que um soronegativo. Além disso eles também tem o direito de se relacionar, a um abraço, de rir, de conversar, de ter amigos, de se sentirem como quiserem e de amar outras pessoas, sejam elas HIV+ ou não.




Deadpool



Sim, depois de muitos pôster apelativos o filme do Deadpool estreou e disparou em bilheteria. Apesar de ser bem clichê (algo que é satirizado no próprio filme) ele se destaca por uma pegada bem sexual e imoral. Eu gostei e recomendo para quem ainda não viu.
Onde encontrar: Cinemas
Preço: Variado (vale a pena pagar pelo 3D)  

Street Fighter V

Já estava aguardando o lançamento deste jogo. Muitos dos machos mais gostosos dos videogames vêm desta série. Vale a pena reparar que a mala do Zangief está ligeiramente maior e que ele está bem mais ágil que em outros jogos.
Onde encontrar: Steam
Preço: R$99,99 a R$174,98(pacote completo)

Depois disso alguém ainda acha polêmica nas roupas da Laura?



É muito cruel quando comentários negativos chegam a afetar alguém desta forma. Sinceramente, espero que ela ponha uma peruca e dê a volta por cima.




Eu entendo que tenham questões religiosas envolvidas, mas é um movimento tão grande para algo tão fútil. Quem não gostar tem a opção de simplesmente não usar o aplicativo. É simples.
Mas acredito sinceramente que a Indonésia tenha coisas mais sérias para se preocupar, para começar a imagem internacional do país.



Uma das revistas bara mais icônicas deixará de ser impressa. Ela foi a porta de entrada para diversos artistas que dão as caras aqui no B como o Gengoroh Tagame (um dos fundadores da revista), Go Fujimoto, TAMA, Noda Gaku, Takeshi Matsu e Kazuhide Ichikawa.



A editora Furukawa Shobou confirmou que continuará publicando mangás gays, só que em versão digital. Esta é uma tendência mundial por ser mais barata (sem custos de impressão e distribuição) e ecológica.



O sucesso do primeiro filme do Deadpool é inegável e já abriu portas para uma super esperada continuação. Além do próprio Ryan Reynolds, vários envolvidos com o projeto também acham a ideia muito bem vinda.

Chora Nero, perdeu o boy

Além disso há um grande interesse de Stephen Lang, vilão de Avatar, em interpretar o Cable neste segundo filme. Apesar de achar o tiozão mega gostoso sei que ele não será o namorado do Deadpool, porém não duvido ver mais cenas de apalpadas em pacotes.

Ele já tem o meu voto! - gostoso!

De um lado e do outro

Enquanto a Nike cortou o patrocínio ao boxeador Manny Pacquiao por comentários homofóbicos a Adidas passa a patrocinar atletas que saírem do armário.
Estas notícias simplesmente revelam que o mundo dos esportes está deixando de ser um reino exclusivo do héteros/sis.
Agora, alguém me lembre, qual jogador de futebol brasileiro saiu do armário durante a carreira...? Pois é né...



Encerramos por aqui a décima quinta coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado. Esta é uma abordagem mais técnica da Otoko Repórter nº09, Portanto vale a pena dar uma relida nela também.
Este é um tema que mexe muito comigo, pois uma pessoa que já foi muito próxima de mim foi contaminada pelo HIV e nesta época descobri que apesar do assunto estar sempre na mídia não sabemos nada sobre ele. Então, espero ter iluminado a mente de alguns de vocês.
A Otoko Repórter está passando por algumas mudanças para garantir textos com mais informações para vocês em um formato mais dinâmico, então estou aberto à críticas e sugestões. Vocês também podem sugerir pautas e notícias para as próximas colunas e participem das nossas enquetes. 
Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e lembrem-se, se quiserem podem enviar sugestões de pautas, fandoms e notícias por e-mail também.


Marduk Hunk Otoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA